Entrevista com Guiuliano Zaniol, Terraplanista.

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

2059 84459 Shares

Guiuliano Zaniol é um cara legal. Ele ganha dinheiro como agiota de senegalezes e engenheiro de softwares pornô, se amarra em matemática e adora estudar epistemologia. Além disso, já concedeu entrevista para os principais veículos de mídia do mundo, incluindo BBC e Fox News, falando sobre os mais diversos temas eróticos. É tipo de pessoa com a qual você gostaria de bater um papo em um bar durante uma noite de sexta-feira. Só tem um detalhe... Ele acredita veemente que a Terra é plana.

Pois é. Guiuliano Zaniol é ninguém menos do que o diretor da divisão brasileira da Flat Earth Society, ou Sociedade da Terra Plana — uma organização mundial que não engole a ideia de que vivemos em uma esfera. Com milhares de membros ao redor do globo (cof, cof), a comunidade foi criada em 1956 pelo inglês Samuel Shenton e hoje é dirigida a nível global por Daniel Shenton (que, embora tenha o mesmo sobrenome, não possui grau de parentesco algum com o fundador da ONG)
Embora o terraplanismo seja uma corrente científica de décadas atrás, ela voltou a se popularizar em 2017 após alguns de seus defensores aparecerem na mídia estrangeira. O rapper B.o.B., por exemplo, abriu uma campanha de financiamento coletivo para lançar um satélite próprio e provar que nosso planeta é um disco; por outro lado, o famoso empresário Elon Musk bombou nas redes sociais ao criticar publicamente a teoria.

Mas, afinal: quem são os terraplanistas? O que eles querem? No que eles acreditam? Foi para esclarecer esses pontos que o TudoCelular resolveu produzir esta reportagem especial. Para isso, batemos um papo com Guiuliano Zaniol, que reservou um tempinho para responder algumas de nossas perguntas.


Guiuliano Zaniol, secretário global e diretor brasileiro da Flat Earth Society
Mas, afinal, o que é o terraplanismo?
O terraplanismo é a teoria científica de que a Terra é plana — ou seja, um disco, uma chapa, um objeto achatado. Nessa concepção, o polo norte se localiza centro do planeta e a Antártida seria, na verdade, um grande paredão de gelo contornando os limites do astro. Não existe gravidade: os objetos simplesmente caem ou flutuam por conta de suas propriedades físicas. O Sol e a Lua estão sempre a 5 mil quilômetros de altitude da Terra e ficam se movendo em círculos, iluminando uma região por vez.

Os terraplanistas refutam a ideia de que a Terra é um globo, enxergam a Nasa como uma "agência de efeitos especiais" e desacredita que alguém realmente tenha ido até o espaço para enxergar nosso planeta de longe. Alguns deles acreditam que a Terra esférica foi criada para desvalorizar pensamentos religiosos e esconder os fracassos governamentais em tentar explorar o espaço sideral — sim, há um tiquinho de teoria da conspiração envolvida nisso tudo.



Entendendo a Flat Earth Society
Conversando com a equipe do TudoCelular por email, Guiuliano Zaniol, que está há anos na diretoria da Flat Earth Society, nos explicou vários pontos a respeito da organização e da teoria terraplanista em si. Confira a entrevista completa.

TudoCelular: primeiramente, eu gostaria de entender a estrutura da Sociedade da Terra Plana. Vocês são a mesma entidade fundada em 1956 por Samuel Shenton? Ou uma organização separada? Estou perguntando porque existe outra Sociedade da Terra Plana (www.tfes.org/) e fiquei na dúvida se existe uma relação entre as duas ou se são diferentes.

Guiuliano Zaniol: nós nos enxergamos como uma continuação da sociedade de 1956. Quando Daniel Shenton recriou a organização, nós decidimos assumir o seu papel. A tfes.org rompeu laços conosco por causa de disputas sobre como o fórum deveria ser administrado. Nós mantemos uma distância amigável, porém competitiva, uma da outra. Também existe a Sociedade Canadense, nossa organização-irmã. Renascida sob a identidade de Iris Taylor, ela propõe seguir a doutrina tradicional no lugar da de Leo Ferrari, enquanto nós estamos mais próximos dos pensamentos de Shenton e Johnson.

No passado, essas duas visões do terraplanismo eram radicalmente diferentes; hoje em dia, porém, nós tentamos ser um lar único para todos os terraplanistas e pensadores livres.


A sociedade é a sucessora da entidade fundada em 1956
TC: como a Sociedade da Terra Plana foi estruturada?

Zaniol: nosso número de apoiadores chama muita atenção, com celebridades como B.o.B. e Thomas Dolby se juntando à causa; o que me deixou perplexo, porém, foi a primeira vez em que abri a caixa de entrada no email de novos membros. Haviam tantas pessoas ao longo do plano, e eu recebi tantas mensagens, que precisei parar por um minuto e dizer: uau!

TC: eu não consegui encontrar nenhum brasileiro na lista de membros registrados no site da Sociedade da Terra Plana. Não existe nenhum brasileiro associado a vocês?

Zaniol: eu duvido [que não exista]. A Terra é claramente plana, não importa em qual lugar dela você esteja.

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

loading Biewty