Unidade de Saúde realiza palestra sobre hanseníase

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

2059 55215 Shares

Hanseníase, doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium lepra, que atinge preferencialmente nervos e pele, e que se não diagnosticada precocemente pode evoluir com deformidades. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados pelo portador e que são inalados por outras pessoas. Assim, a data tem o objetivo de alertar e reforçar a prevenção da doença junto à população.

A abertura oficial da campanha pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quarta-feira (8), às 14h, no Hospital Aquiles Lisboa, mas algumas unidades do município já iniciaram os trabalhos de conscientização junto à comunidade.

“Escolhemos fazer na sala da espera para oportunizar os pacientes que estão esperando por uma consulta conhecer mais sobre os sintomas, a doença e o tratamento da hanseníase”, afirmou Maria Angelica, enfermeira da unidade.

Um dos primeiros efeitos da hanseníase, devido ao acometimento dos nervos, é a perda da sensação térmica, definida como a incapacidade de diferenciação entre o quente e o frio no local afetado. De acordo com a enfermeira, o diagnóstico e o tratamento são feitos nas próprias unidades básicas de saúde do município. “O Programa de Hanseníase é descentralizado para as unidades, em todas elas temos médicos e enfermeiros capacitados para fazer os testes, diagnóstico e tratamento dos usuários com suspeita da doença. Em caso de dúvida é que é encaminhado para um dermatologista”, explicou Angélica.

O tratamento é feito por poliquimioterapia (composto de medicamentos) e é disponibilizado pelo Ministério de Saúde (MS) de forma gratuita e apenas na rede pública de saúde. Dura em média de seis meses a dois anos, dependendo no nível da doença diagnosticado em cada paciente. Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso.

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

loading Biewty