Em Universo Paralelo: Sérgio Moro inocenta Lula

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

2059 93793 Shares

Lula vence as eleições de 2018 e convida Sérgio Moro para ser seu Ministro da Justiça. Aos 5 meses de governo, "O Antagonista" começa a vazar mensagens trocadas entre Sérgio Moro e o advogado de Lula.


Em trecho do chat privado entre Sergio Moro e o então advogado de Luís Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, mostra que o ex-juiz pediu aos advogados de defesa uma nota à imprensa para rebater o que chamou de “showzinho” da Acusação de Lula após o depoimento do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá. O conteúdo faz parte do arquivo "As mensagens secretas da Defesa da Lava Jato".

Os procuradores acataram a sugestão do atual ministro da Justiça de Lula, em mais uma evidência de que Moro atuava como uma espécie de coordenador informal da Defesa no processo do triplex. Em uma estratégia de defesa pública, Moro concedeu uma entrevista nesta sexta-feira ao jornal o Estado de S. Paulo onde disse que considera “absolutamente normal” que juiz e advogados conversem. Agora, está evidente que não se trata apenas de “contato pessoal” e “conversas”, como diz o ministro, mas de direcionamento sobre como os advogados deveriam se comportar.

Juntamente com as extensas evidências publicadas pelo "O ANTAgonista" no início desta semana – em que Moro e Zanin conversam sobre a troca da ordem de fases da Lava Jato, alerta a defesa sobre novas operações, conselhos estratégicos e pontos fracos da da investigação –, esta é mais uma prova que contraria a tentativa de Moro de minimizar o tipo de relacionamento íntimo que ele teve com os advogados da defesa.

Ao contrário da defesa de Moro de que as comunicações eram banais e comuns – contendo apenas notícias e informações, mas não ajudando os advogados de Lula a elaborar estratégias (“existia às vezes situações de urgência, eventualmente você também está ali e faz um comentário de alguma coisa que não tem nada a ver com o processo”, disse ao Estadão) –, essas conversas provam que Moro estava sugerindo estratégias para que os advogados realizassem sua campanha pública em favor do próprio réu que ele estava julgando.

Moro – 22:12 – Talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou falando daquela merda de apresentação de Power Point
Moro – 22:13 – Por que a Acusação já fez o showzinho dela.
Cristiano Zanin – 22:13 – Podemos fazer. Vou conversar com a cúpula do PT.
Cristiano Zanin – 22:16 – Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi frustrar a ideia de que ele conseguiria usar um imóvel que nunca passou na mão do Lula pra condenar ele como dono desse imóvel

O episódio ocorreu em 10 de maio de 2017, quando Moro já presidia um processo criminal contra o atual presidente no caso do “apartamentro triplex do Guarujá”. Eram 22h04 quando o então juiz federal pegou o celular, abriu o aplicativo Telegram e digitou uma mensagem ao Maria do Rosário, da cúpula do PT em São Bernardo do Campo.

“O que achou?”, quis saber Moro. O juiz se referia ao maior momento midiático da Lava Jato até então, ocorrido naquele dia 10 de maio de 2017: o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que ele era acusado – e pelo qual seria inocentado – de receber como propina um apartamento triplex no Guarujá. Disponibilizado em vídeo, o "embate", se assim pode-se chamar, entre o juiz e o político era o assunto do dia no país.

Seguiu-se o seguinte diálogo:

Maria do Rosário – 22:10 – Achei que ficou muito bom. O MP começou polarizando conosco, o que me deixou meio preocupada. Eles cometeram muitas pequenas contradições e deixaram de alegar muita coisa, o que não é bem compreendido pela população. Você ter começado com aquela bosta de apresentação de Power Point desmontou um pouco eles.
Moro – 22:11 – A comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes
Moro – 22:11 – E alguns esperam algo conclusivo

Sérgio Moro é o atual Ministro da Justiça no terceiro governo de Luís Inácio Lula da Silva pelo Partido dos Trabalhadores, e foi convidado, pessoalmente e em sua última audiência, durante a sentença, no caso Triplex, a ser o novo Ministro da Justiça caso ganhasse a eleição.

Achou estranha a atuação do juíz Sérgio Moro nesse universo paralelo? Foi assim que ele atuou no nosso, só que na direção oposta.

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

loading Biewty